As Coleções de Aromas são jogos que exercitam e desenvolvem a memória olfativa.

Na degustação a importância do olfato é de 70%, portanto é possível discernir se uma bebida é de boa qualidade ou não antes mesmo de experimentá-la. O vinho, a cerveja e a cachaça possuem diferentes perfumes característicos, mais ou menos intensos, incorporados ao longo de suas vidas durante o processo de fabricação. Desenvolvendo a memória olfativa aprendemos a identificar e a nomear aromas e saber reconhecê-los nos permite compreender como o espírito da bebida contagia o nosso e porque cada uma delas nos causa novas e diferentes sensações.

Para que servem

As coleções de aromas ensinam as delícias da degustação ao mesmo tempo em que nos distraem e aprimoram nossos conhecimentos. Habilitam-nos a provar uma bebida com mais prazer, a descobrir qual nosso vinho, cerveja ou cachaça favorito, a escolher a melhor bebida para cada ocasião e a harmonizá-la com nossos pratos e aperitivos prediletos. Também explicam a terminologia usada para descrever as impressões e sensações experimentadas na degustação permitindo-nos participar de degustações com outros especialistas. Podemos jogar como preferirmos: sozinhos, com familiares ou com amigos; de qualquer forma os jogos são relaxantes e transformam o aprendizado em entretenimento. Experimente, você vai gostar!

Como usar

É simples, basta seguir as instruções dos manuais que acompanham os jogos. As explicações a seguir, embora em grande parte apropriadas a todas as coleções, são baseadas na “Nariz do Vinho Connaisseur”, utilizada em cursos de sommeliers e de enologia por ser a nossa coleção mais profissionalizante.

1. Não use perfume, especialmente nas mãos, pois pode alterar sua percepção olfativa.

2. Tenha ao seu alcance lenços descartáveis, um bloco de notas e uma caneta.

3. Escolha um frasco da caixa sem olhar o número do vidrinho, abra-o com o lenço de papel e deixe a tampa à parte no lencinho.

4. Umedeça uma das fitas olfativas que acompanham a coleção na essência aromática escolhida.

5. Aproxime a fita úmida do nariz e inale suavemente. Preste atenção as suas sensações e reações ao aroma e procure descobrir do que é. Tome nota dessas primeiras impressões.

6. Pegue o baralho ilustrado que acompanha a coleção, verifique o número do frasco, retire do baralho a carta a ele correspondente e coloque-a junto à fita umedecida. Compare o aroma com a descrição na carta e leia suas anotações, elas podem ser surpreendentes!

7.   Não repita as inalações com mais que 5 ou 6 essências consecutivamente, pois o olfato se satura rápido.

8.   Sempre neutralize o olfato entre uma inalação e outra cheirando o café em grãos do frasco maior.

9.   Pratique quando estiver relaxado ou desejando relaxar.

A importância da qualidade das essências

é necessário entender a importância da excelência na qualidade das essências usadas nessas coleções. É impossível treinar o olfato com substâncias aromáticas que não correspondam exatamente ao seu mais puro aroma natural; razão pela qual nossas essências são submetidas a rigoroso controle de qualidade, desde a origem até o envase, e reproduzem fielmente os aromas da natureza. O uso de extratos aromáticos sem procedência comprovada, pode causar alergias ou intoxicações e induzir ao erro na avaliação dos aromas.

:: As essências aromáticas se destinam exclusivamente ao uso indicado. Não devem ser ingeridas nem passadas na pele e não são recomendadas a pessoas asmáticas. Mantenha-as fora do alcance de crianças, conserve os frascos bem fechados em seus compartimentos na caixa e guarde-a longe do calor e da umidade.

:: Os frascos e as tampas são numerados para evitar que a troca de tampas altere os aromas contidos em cada frasco.